top banner

Concurso

Regulamento - CONCURSO FOTOGRÁFICO


Regulamento do Concurso Fotográfico

A comissão organizadora do Encontro Brasileiro de Ictiologia, evento a ser realizado entre os dias 27 a 31, Belém-Pará, divulga e convida os inscritos no congresso a participar do Concurso de Fotografia.

Temática: “Um olhar ictiológico” 

 

Cláusula de abertura: 

Todos os participantes desse concurso serão considerados conhecedores deste documento e das legislações afins vigentes, principalmente nas que tangem sobre plágio e direitos autorais, aos quais ficam subordinados.



  1. Sobre o concurso

1.1. O Concurso de Fotografia do XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia é direcionado exclusivamente aos congressistas devidamente inscritos.

1.2. As fotos deverão ser de autoria exclusiva do participante que as envia e não poderão apresentar efeitos digitais, tampouco manipulação ou montagens de quaisquer naturezas (tais como bordas, inserção ou remoção de conteúdo que não reflitam integralmente o momento em que a foto foi feita). Correções de cor e contraste, desde que não alterem o conteúdo da foto serão admitidos.

1.3. A seleção das fotos levará em consideração os critérios:

a) Técnico: contraste, brilho, saturação e iluminação.
b) Estética: composição, equilíbrio e enquadramento.
c) Intrínseco: criatividade, impacto, percepção e singularidade.

1.4. Cada fotógrafo poderá participar com até duas fotografias de sua exclusiva autoria.

1.5. Aos membros do júri, bem como da organização do Congresso, é vedada a participação.

1.6. Não é permitida a identificação do fotógrafo na foto.

1.7. Caso haja pessoas identificáveis na foto, esta deverá ser acompanhada de uma autorização expressa e específica para o uso da imagem.



  1. Das inscrições

2.1. As inscrições serão realizadas no período de 16/12/2018 a 15/01/2018, no site do evento (http://www.ebi2019.com.br).

2.2. As fotos deverão ser submetidas em formato JPG. ou TIF. com tamanho de até vinte (20) Megabytes, limitado a 2 (duas) fotografia por autor.

2.3. Os participantes poderão inscrever 1 (uma) fotografia em cada uma das categorias para concorrer à premiações:

a) Subaquática: Imagens de peixes ou habitats relacionados capturadas com câmera submersa em ambiente natural.

b) Paisagem natural: Imagens ilustrando paisagens que retratem ambientes aquáticos fotografados sem câmera imersa tais como estuários, lagoas, rios e oceanos



  1. Da exposição

3.1. As 10 melhores fotografias de cada categoria serão selecionadas preliminarmente pela comissão julgadora para participar de exposição durante o XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.

3.2. Os autores das fotografias serão notificados por correio eletrônico para que entreguem a versão impressa no momento do credenciamento.

3.3. As fotografias selecionadas serão impressas em papel fotográfico nas dimensões 20x30 cm e expostas no dia 31/01/2019 no evento, sobre fundo branco.



  1. Julgamento e premiação

4.1.  A identidade dos autores será mantida em anonimato até o momento do julgamento final.

4.2. Fotografias fora do formato estipulado, manipuladas eletronicamente por técnicas inaceitáveis ou com baixa resolução serão desclassificadas.

4.3. A submissão de fotografias a este concurso implica na aceitação inapelável destas condições e das decisões da Comissão Julgadora.

4.4. A comissão será composta por três juízes experientes em fotografia nas categorias propostas, selecionados pela comissão organizadora.

4.5. A organização do congresso oferecerá aos 3 (três) primeiros classificados de cada categoria, o prêmio e certificado com o nome do autor, categoria e colocação, juntamente com a publicação da fotografia no site e redes sociais do XXIII EBI.

4.6. A entrega dos prêmios e certificados será realizada na sessão de encerramento do congresso.



  1. Cronograma

Descrição

Período

Inscrição e submissão da(s) fotografia(s) pelo site.

Até 15/01/2018

Comunicação das 10 pré-selecionadas de cada categoria*

Até 20/01/2019

 

  1. Disposições finais

5.1. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.